quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Por onde é mais tranqüila a correnteza / Eu levo o barco em meio ao temporal

“Se teu amor foi!
Hipocrisia!
Adeus Brasília
Vou prá outra cidade”

Tirando um ou outro probleminha que sempre aparece na vida, confesso que estou muito bem de cabeça e de alma. Mesmo com todos os escândalos que andam acontecendo no mundo da política - nenhuma novidade, já que desde que os portugueses invadiram o Brasil a história se repeti e tudo acaba em pizza e o brasileiro segue dançando bestializado com seu nariz de palhaço na cara (que um dia foi pintada... Leda ilusão!).

Indiferença, vocês podem me perguntar? Que nada. Apenas ando bem demais para esquentar a cabeça com isso. Não gosto de política. Não gosto de políticos, e definitivamente, não nasci pra esse mundo de eterno circo! Há muito tempo a música brasileira vem pronunciando de maneira brilhante a indignação/constatação – ou seria revolta? – com o estado de coisas que permeiam nosso cenário político-social. Gonzaguinha, Legião, Cazuza, a galera da época da música engajada (resguardando as “sutilezas” que aquele momento político representou para o Brasil) já vem batendo nessa tecla faz um tempão, e sem querer tirar o corpo fora, mas “Toda essa droga que já vem malhada antes de eu nascer” parece que só faz se renovar... E olhe que não estou falando “apenas” de Sarney, do senado, do congresso... Será que fora eu, mais alguém lembra das malas e cuecas cheios de dinheiro? E do Nicolau dos Santos Neto, é o Lalau? E da nossa “querida” Georgina de Freitas? Do Collor sei que “pelo menos” Alagoas esqueceu, pois ele tá na “cidade do eterno faz de conta” representando a população...

É, mesmo assim, estou muito bem! Sabe por quê?
Eu busco o som macio na aspereza
Dos dias com ruído de metal
A água, a calma, a ave, a natureza
Os ecos de um mundo celestial
Eu busco no tom da delicadeza
As sutilezas do mundo real
Por onde é mais tranqüila a correnteza
Eu levo o barco em meio ao temporal
Eu busco a intimidade do sussurro
Um pouco de silêncio, o ritual
O afago musical ao invés do urro
João e Tom e todo o pessoal
Eu busco apenas o simples, o puro
O furo na parede, outro canal
Por onde a minha voz sopra o futuro
Presente num passado ainda atual
(Sutilezas – Rosa Passos)
.................................................

Beijinhos!

Um comentário:

Sueli disse...

"DILÍCIA" de post!!! Já apaguei a política da minha área de interesses, há muito tempo. Poso até fazer algum comentário, mas interessar-me, jamais. Acho que não faz parte do meu mundo atual. Tem tanta coisa mais interssante para buscarmos, assimo como você descreve no final... Beijo grande!!!