quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sobre Deus e astronautas...


“Se eu fosse o primeiro astronauta, minha alegria só se renovaria quando um homem voltasse lá do mundo, pois também ele vira. Porque “ter visto” não é substituível por nenhuma descrição: ter visto só se compará a ter visto. Até um outro ser humano ter visto também, eu teria dentro de mim um grande silêncio, mesmo que falasse. Considerações: suponho a hipótese de alguém ter visto Deus. E nunca ter dito uma palavra. Pois, se nenhum outro viu, é inútil dizer”. (Clarisse Lispector).



O que dizer dessas palavras brilhante? Clarisse nos fala da brecha irreparável que separa o visto do dito, de como as coisas vistas não se alojam completamente nas palavras que as buscam enunciar. Ela nos fala da experiência grandiosa de ver Deus (e também o espaço) e não achar interlocutores, apenas pessoas espantadas e desconfiadas de sua sanidade mental.


Quando Gagárin disse: "A terra é azul" ele simplesmente subverteu a imagem que tínhamos do céu, o céu que também é azul... O mar que também é azul... Os três ligados pela imensidão “azul”. Azul que é poesia, que é saudade, que distância, mas que não é ausência de Deus. Pois pra mim Deus está em tudo e todos, até naqueles que buscam refutá-lo.


“Azul” que parece ser inalcançável pelo tato, pelo fato de ser mais matéria do que espírito/alma, visto que estamos presos em um corpo. Corpo de revolta, mas também de reforma interior... Azul fruto do desejo, do sonho, da poética de ser, humano, e ao mesmo tempo Deuses...


Talvez azul seja todos os espaços desejados, sonhados, mas nunca materializados, mas que existem pelo simples fato senti-Lo. Sentir é também compreender. Deus seria esse azul - sensção, sensibilidade...


Aninha divagando...

2 comentários:

Majoli disse...

Nossa minha amiga, que divagação mais linda, mais profunda, fiquei á divagar junto de você.
Amei esse pedacinho: "Deus seria esse azul...", lindo por demais da conta.
Beijos doces e encantados pra voc~e querida.

Majoli disse...

Minha linda, tem um presente meu pra você lá no meu cantinho, espero que aceite, ficarei muito feliz.
Beijos mil pra ti.