quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Meu carnaval será outro


Como disse Michel Foucault “os discursos mudam” e, por extensão, as pessoas também mudam... Quem me conhece sabe o quanto tenho aversão a mudanças, principalmente aquelas que costumam virar a vida da gente de cabeça pra baixo de uma hora para outra, sem aviso prévio ou algo parecido. Minha “encrenca” é tão grande que reconheço que ás vezes chego a pronunciar “discursos” reacionários. Motivos não me faltam para isso, mais não vou entrar no mérito da coisa agora...

Como todos sabem, o carnaval chegou!, e com ele todos os excessos que parecem fazer parte constitutiva dessa festividade – consumo de drogas (lícitas e ilícitas), sexo a vontade, mortes em acidentes de trânsito, etc e tal. Não vou generalizar, toda regra tem exceção e sempre existe aquele folião que vai para avenida/clube brincar e ser feliz. (Encaixo-me na segunda categoria).

Porém, esse ano resolvi “revolucionar”! Não vou participar do carnaval. Ficarei em casa, comendo, dormindo, assistindo TV, lendo e provavelmente estudando – contagem regressiva para a defesa da dissertação. Mais por algum motivo meus amigos não conseguem acreditar que serei capaz de tal feito, pois desde criança, sempre tive o carnaval (a decoração do corredor da folia em Cajazeiras ficou show!) como a segunda maior festa do ano, perdendo espaço apenas para o São João, que no Nordeste tem proporções inimagináveis para o restante dos mortais, e, na verdade, não tenho lembrança de ter perdido “umzinho si quer”. Só que esse ano minhas prioridades são outras...

Mudanças também passaram a significar coisas boas... Compreendi que pode existir prazer no simples fato de ficar em casa ouvindo aquele cd da Maria Bethânia que nunca mais você ouviu, ou arrumar o armário e organizar os livros na estante do escritório, ou passear com seu cachorro... Coisas que nos dão alegria e que acabamos deixando para trás por falta de tempo...

Se é verdade que o carnaval é sinônimo de alegria – pelo menos pra mim sempre teve essa conotação –, esse ano buscarei a minha em coisas menos desgastantes para o corpo e a alma. Que me desculpe os amigos de todas as farras, mais como disse lá em cima: as pessoas também mudam...

Desejo que o carnaval transcorra na paz e que todos os foliões atentem para o fato de que a responsabilidade deve perpassar todas as situações da vida – sociais e profissionais.


Beijo e abraço!



Um comentário:

Sueli disse...

Vixi, cheguei atrasada, mas cheguei. Bem, eu nunca gostei de carnaval (exceto enquanto criança). Não gosto de multidões e onde tem carnaval tem muita gente, por isso sou supeita para opinar. Mas, acho que ficar ouvindo Bethania é "tudibom"... sempre! Em qualquer situação. Não sei se você levou adiante mesmo sua decisão, mas, se levou, acho que lucrou muito mais...rs. Beijo!!!