quinta-feira, 16 de abril de 2009

Não sou a Amélia..


Os últimos acontecimentos da minha vida me fizeram repensar muitas coisas, e que por mais que eu queira mudar meu ponto de vista, sempre chego à mesma conclusão: NÃO NASCI PRA SER AMÉLIA!

No início da semana minha mãe teve que viajar para Fortaleza para fazer companhia a minha tia que está operada. Como filha mais velha (ai meu Deus!) a responsabilidade da casa caiu todinha nas minhas costas, pois minha irmã mais nova está fazendo mestrado em João Pessoa e meu irmão está em crise pré-defesa (não vou aderir a nova gramática – só em textos científicos) de monografia. Resumindo, arrumar a casa, cozinhar, lavar pratos, tudo só pra mim. O primeiro dos itens nem ligo muito, até gosto de passar pano na casa, mas a cozinha!!! Sou um DESASTRE. E nem meu ano de experiência morando fora me fizeram mudar de idéia.

Cozinha pra mim é sinônimo de crucificação, e como não tenho nenhuma vocação pra Jesus Cristo fica mais complicado ainda. E para pior a situação, tenho uma tendência genética a desastres em série. Explico: quando eu era criança vira e mexe apanhava porque quando ia arrumar a casa um e outro copo de cristal acabavam cometendo suicido e minha mãe sempre me culpa por isso – hoje a coisa não mudou muito, os copos continuam a se suicidar, só que pra minha “felicidade” mainha fica “só” nos gritos... Esperar para desligar o leite antes que subisse era mais complicado ainda, que criança ficaria intermináveis 15 minutos esperando aquela coisa chata subir? Resultado o leite sempre derramava e eu tinha que limpar o fogão, sem falar é claro nos carões... Graças à Deus hoje temos leiteira com apito. Encher as garrafas de água na geladeira... E o que dizer dos pratos que quebrei/quebro lavando a louça... E por ai vai... “São tantas emoções” desagradáveis que não dá nem pra contar todas aqui.


Lógico que ás vezes quando estou inspirada chamo meus amigos e faço uma jantinha esperta – uma pizza de batata, uma macarronada. Posso dizer que o pouco que sei na cozinha dá pra passar duas semanas tranquilamente sem repetir o almoço, mas nunca aconteceu da vontade de ser “Amélia” durar tanto...


Admiro as pessoas que gostam da cozinha e de cozinhar, pois pra mim a cozinha ainda será vista como “inimiga” durante um bom tempo. E digo que a melhor coisa que aconteceu no ano passado foi minha irmã ter passado pro mestrado em João Pessoa e ter ido morar comigo, adivinhem por quê? (rs). Ela ADORA COZINHAR e tem um talento nato pra transformar arroz branco com sal na melhor comida do mundo. Pena ela não estar aqui nesse momento para nos salvar... Coitado do meu irmão que quase comia arroz “torrado” hoje no almoço.

A melhor de todas as notícias é que mainha voltará ao seu posto de cozinheira respeitável e admirada (rs) segunda que vem... Até lá vamos mandar energia positiva pra essa pessoa aqui não explodir nenhuma panela de pressão ou começar um incêndio de grandes proporções na cidade de Cajazeiras (não quero entrar pra história da cidade dessa forma...).


Beijos!


Aninha.

7 comentários:

Majoli disse...

Aninha, me diverti muito com seu "triste" relato de Amélia, estava pensando em ir até aí experimentar seus dotes culinários, ai ai ai, já desisti, rsrsrs.
Bem, agora a confissão, eu adoro cozinhar e sou expert nas panelas, ainda bem, pois coitadinhos de meus filhos se assim não o fosse, morreriam de fome, rsrs.
Bem, tomara que chegue logo segunda pra sua mainha voltar e você se livrar das panelas.
Beijos minha querida.

Magui disse...

Te dou razão em tudo.Pior é quando não temos escolha.Valha-me Deus!

Ana Luiza disse...

Ai que delícia de texto.... ri um monte aqui, Aninha. Querida, nem eu que sou um tantinho mais velha, quero esse posto pra mim. Amélia só ficou "bonitinha" na etra da música e olhe lá! Acredito que tenhamos simpatia por esta ou aquela tarefa doméstica, mas não tudo! E saiba: os copos gaúchos também têm uma forte tendência suicida. Deve ser algum problema da genética dos copos! Super beijo! (Ahhh, não sei explicar - deve ser coisa daquela tal pequena diferença de idade entre nós - mas teu blog não estava linkado lá no Bar...! To indo corrigir já, já esta falha) Mais beijos.

NiNah disse...

E eu também não nasci pra Amélia. (In)felizmente!
Adorei seu texto.
Bjos

Ana Luiza F. disse...

FELIZ DIA DO AMIGO, Minha amiga novinha em folha. Tim-tim! Bj estalado.

meus instantes e momentos disse...

gostei daqui, muito bom o texto. Ótimo o blog.
Maurizio

Sueli disse...

Amiga, mas eu já estava me prparando para lhe fazer uma visita e experimentar da sua comida...rs. Puxa, eu adoro cozinhar. Odeio limpar casa e cuidar de roupa, mas cozinha é comigo mesmo. Que coisa, né? ... Deculpe a demora, mas tem estado tudo muito atrapalhado por aqui ultimamente. Prometo colocar tudo em dia logo, logo, tá?